O que é marketing jurídico digital?

O marketing jurídico digital é uma etapa importantíssima para o sucesso dos escritórios de advocacia. Afinal, por meio do marketing digital criamos estratégias pensadas com muito cuidado para atrair clientes.

Mas vamos ver mais detalhes sobre isso, vem comigo.

Tópicos

O que é marketing jurídico digital?

Marketing jurídico digital, marketing jurídico na internet ou então só marketing digital, todos esses termos significam a mesma coisa, apenas dão nomes diferentes a estratégias e ações de marketing jurídico aplicadas na internet.

Algo que você deve ter em mente é que o marketing segundo Philip Kotler é o “processo social por meio do qual pessoas e grupos satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”. Portanto, todas as suas ações e estratégias devem levar essa troca em consideração. 

Fonte: Wikipédia

Imagem de um advogado mexendo um tablet

O marketing jurídico digital é realmente importante?

Sabemos que a internet mudou muito e que muitas profissões que antes não precisam da visibilidade na internet, hoje precisam estar conectadas. Portanto é importante que você saiba que a advocacia é uma delas.

Prova disso é que hoje temos um código de ética da OAB só para o marketing jurídico digital. Sendo assim é muito importante você começar a utilizar essa ferramenta.

Para listamos alguns benefícios para que você entenda essa importância: 

Conquistar mais e melhores clientes 

O famoso boca a boca ainda é uma prática muito comum para que os advogados consigam mais clientes, porém não é a única hoje em dia. 

Quando você tem um bom planejamento de marketing jurídico é possível se conectar a muitas outras pessoas que também estarão propensas a fechar negócio com você. Afinal, esses possíveis clientes estarão sendo “alimentados” com todo o planejamento que você definiu e a confiança em você estará cada vez maior. 

Sendo assim, acertando na estratégia, você atrai o perfil de pessoas mais adequado ao modelo de trabalho que você ou seu escritório praticam. Portanto o marketing jurídico digital é sim muito importante para quem é advogado.

Você fica mais próximo do seu cliente

Sabemos que quando cuidamos da causa de alguém é preciso manter um bom relacionamento com ela, afinal ela confiou uma parte muito importante da vida dela para você.

E adivinhem só, o marketing de relacionamento te ajuda exatamente com isso. Afinal, nem sempre é possível ter tempo para explicar cada detalhe de um processo, ou até do andamento do processo. Então você poderá fazer isso usando seu planejamento no marketing jurídico. 

Você não é apenas mais um.

Como falamos lá no começo do artigo, o mundo digital está crescendo e se você não acompanhar será apenas mais um na multidão. É óbvio que você não quer isso, por isso está aqui. Quando você passa a usar o marketing jurídico digital você se destaca na sua profissão se tornando referência para muitas pessoas.

Então veja agora como fazer e por onde começar.

Pessoas trabalhando com notebook, tablets e papeis sobre uma mesa.

Como fazer marketing jurídico digital e por onde posso começar?

Saber o que é, e porque usar te ajuda a conhecer um pouco da teoria do marketing jurídico, mas precisamos pensar na prática agora, para que você colha os resultados. Sendo assim, separamos algumas dicas para você começar os trabalhos do marketing jurídico digital. 

Tenha metas 

Um grande erro no mundo digital é não ter métricas. Por exemplo: Quantos seguidores eu preciso ter no Instagram para captar 1 (um) cliente? Quantos posts por mês preciso fazer para que meus conteúdos sejam entregues? Sem metas você fica cego.

Portanto defina bem seus objetivos para que seu trabalho tenha um bom resultado. 

Público Alvo 

Esse é o nome que dados no marketing jurídico para um grupo de pessoas que você quer falar. Para que você consiga definir esse público de forma certeira é importante ter muitas informações sobre eles. 

Qual o tipo de emprego eles possuem? Quais atividades eles fazem depois do trabalho e aos fins de semana? Seus clientes se comunicam mais por ligações ou mensagens no Whatsapp? Qual o estado civil deles? Eles possuem filhos? Quantos e de qual idade? Eles usam computador com frequência? Como eles consomem notícias e informações?

Procure responder todas ou a maioria dessas perguntas para ter o perfil ideal de clientes que você quer atrair. Afinal são esses dados que te ajudarão a escolher como, onde e quando aplicar o marketing jurídico.

Escolha os canais de comunicação

Hoje temos inúmeros canais de comunicação na internet, e muitos acabam errando quando escolhem aparecer em todos. Afinal isso demandará tempo e planejamento para cada canal, além do fato que em alguns canais seu público alvo nem estará presente. Então o grande segredo para que seu marketing jurídico funcione é escolher o canal onde seu cliente estará.

Lampada ideia

Dicas de marketing jurídico digital: quais as principais estratégias?

Com as informações que já passamos nos tópicos acima, com certeza você conseguirá fazer um plano básico para iniciar seu marketing jurídico digital. Mas para conseguir ótimos resultados e aperfeiçoar sua estratégia, vamos compartilhar com você algumas dicas. Veja só:

Defina sua área de atuação

Como advogado, é óbvio que seu conhecimento é muito amplo, mas nem sempre falar sobre tudo é a melhor opção. Quando você não tem um foco definido automaticamente não terá clientes bem definidos. Então se você é especialista em Direito Previdenciário, limite-se em falar sobre isso, pois assim terá um público ideal. O marketing jurídico digital funcionará de uma forma mais certeira.

Tenha seu canal de comunicação como uma vitrine do seu escritório

Todos nós ficamos impressionados com escritórios de advogados, não é mesmo? É sempre muito arrumado, bonito e elegante. Imagine agora que seu escritório virtual esteja uma bagunça, feio e de totalmente deselegante, acha que as pessoas se sentiram atraídas a ficar ali?

Portanto, ao definir o planejamento do marketing jurídico digital, leve em consideração esses detalhes. Faça postagens harmoniosas, bonitas e claras sobre os assuntos. Em relação ao seu marketing pessoal, tenha fotos profissionais, afinal seus futuros clientes estão te observando. E quando for fazer postagens pessoais, cuidado para que isso não prejudique seu marketing pessoal.

Advogado em seu escritório

Como produzir conteúdos de qualidade?

Produzir um bom conteúdo vai muito além de palavras bonitas, frases de efeito e imagens impactantes, bom conteúdo é aquele que conversa com seu público alvo, aquele que motiva a pessoa a agir. E quando falamos disso dentro do marketing jurídico o conteúdo jurídico de qualidade é aquele que resolve ou ao menos aponta o caminho para resolver problemas reais de um potencial cliente

Algo que não é muito estratégico é produzir artigos longos, fazer publicações diárias também não é algo que resultará em grandes conversões. Por isso, antes de começar a publicar algo, faça um bom planejamento. Preparamos um artigo completo com dicas práticas para a produção de conteúdos para marketing jurídico .

Você poderá levar em consideração os seguintes pontos: 

Dedique tempo 

O marketing jurídico só funcionará se você dedicar tempo de qualidade para planejar e executar seu planejamento. Reserve algumas horas durante sua semana para escrever artigos, produzir alguns ebook instrutivos, gravar alguns vídeos de dúvidas comuns de seus clientes, postar na mídias sociais, rever suas estratégias e monitorar os seus resultados.

Obviamente nem sempre é fácil reservar um tempo para fazer tudo isso, então caso você possa contratar uma assessoria de marketing digital ou especializada em marketing jurídico para te ajudar, faça isso. Assim você só precisará de algumas horas para definir objetivos e metas. Afinal, o segredo de uma boa estratégia de marketing jurídico de conteúdo é perceber que o sucesso de cada uma das ações começa no planejamento.

Tenha periodicidade

Ter periodicidade nas postagens terá vários benefícios, alguns deles é que você conseguirá educar o seu público sobre os dias que irá ter conteúdos em seus canais. Além disso, a constância é a melhor maneira de aprender a aperfeiçoar suas técnicas. 

Tenha relevância 

Quando fizer seu planejamento pergunte-se: esse conteúdo é relevante para quem, para o cliente ou apenas gosto do assunto?  Afinal, se você quer criar um relacionamento e transformar aqueles que estão conectados a você, evite conteúdos genéricos ou rasos. 

Tenha em mente que a pessoa que mais entende sobre o assunto que você está falando é você! Então aproveite para educar aqueles que te seguem. 

Cuidado com a linguagem 

Evite o juridiquês, lembre-se que você está falando com pessoas que estão com dúvidas e procurando esclarecimentos, portanto, fale de forma simples e popular para que seus prospects clientes entendam o assunto e confiem de fato no que você está dizendo.

Porém ao mesmo tempo, cuidado com sua escrita, afinal escrever ou falar de forma popular não é o mesmo que falar ou escrever de forma desleixada.

Tenha objetivos claros e acompanhe os resultados

Ao pensar no seu planejamento, pergunte-se: O que quero conquistar com minha estratégia de conteúdo jurídico? 

Ter isso bem definido te protegerá de gastar recursos e tempo sem propósito. 

Depois de bem definido seu objetivo, será possível acompanhar os resultados. Afinal você só saberá o que procurar se definir o que quer. Portanto esses dois pontos precisam estar 100% alinhados. 

Para saber o que produzir veja nosso artigo: Dicas práticas para a produção de conteúdo jurídico. 

Dicas para aplicar o marketing jurídico digital

Para te ajudar a fazer isso, vamos te dar algumas dicas para aplicar o marketing jurídico nas principais redes sociais. 

Instagram 

Hoje em dia o Instagram é muito mais do que um canal para compartilhar o dia a dia, momentos com a família ou apenas post de lugares legais. Hoje em dia o Instagram é um meio de trabalho para muitos.

Então você poderá divulgar dicas práticas, responder dúvidas, usar os stories para fazer lives ou então abrir caixinha de perguntas. 

Facebook

Essa é uma ferramenta excelente para estabelecer um contato direto com potenciais clientes e parceiros. Além de imagens é uma ótima ferramenta para que você divulgue os conteúdos de seu blog. Afinal essa ferramenta permite que você coloque links vinculados ao texto. 

Linkedin

O Linkedin é a rede social oficial para a interação de profissionais. Sendo assim, além de te ajudar na distribuição de conteúdos, o Linkedin fará conexões importantes para o seu lado profissional. 

Imagem de um notebook com um martelo de tribunal encima

Perguntas e Respostas

O que é marketing jurídico digital?

Marketing jurídico é o nome que foi dado para a técnica de fortalecer a imagem de um advogado ou então de seu escritório usando os meios digitais.

O que é preciso para fazer marketing jurídico digital?

O mundo digital está crescendo e se você não acompanhar será apenas mais um na multidão. Quando você passa a usar o marketing jurídico você se destaca na sua profissão se tornando referência para muitas pessoas.

Por onde começar no marketing jurídico digital?

Para começar no marketing jurídico você precisa basicamente de três coisas: Planejamento, público alvo e programação.
O planejamento te ajudará a definir o que postar e quando postar. 

O público alvo ou seja as pessoas que você quer transmitir seu conteúdo, te ajudará a focar no que vai produzir de conteúdo e qual ferramenta irá usar para isso. 

Já a programação te fará ser constante e a constância é o segredo do sucesso no meio digital.

Como produzir conteúdos jurídicos?

Produzir um bom conteúdo vai muito além de palavras bonitas, frases de efeito e imagens impactantes, bom conteúdo é aquele que conversa com seu público alvo, aquele que motiva a pessoa a agir. E quando falamos disso dentro do marketing jurídico o conteúdo jurídico de qualidade é aquele que resolve ou ao menos aponta o caminho para resolver problemas reais de um potencial cliente.

Conclusão

Esse texto tinha a missão de te explicar melhor o marketing jurídico e como você pode usá-lo. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso precise de mais ajuda para montar seu marketing jurídico entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar. 

Obrigado.

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