Dicas práticas para a produção de conteúdos para marketing jurídico .

Nesse texto você encontrará dicas práticas para a produção de conteúdos para marketing jurídico assertivos. Veremos por exemplo como produzir esses conteúdos, quais as melhores ferramentas para a divulgação e como ter um padrão de produção.

Vem comigo ver esses detalhes.

Martelo de um tribunal

Tópicos

O que é um conteúdo para marketing jurídico?

Conteúdo para marketing jurídico é um texto, vídeo, áudio ou uma imagem que seja informativa, orientativa ou com finalidade de promover e divulgar seus serviços, que foi desenvolvido dentro dos limites do código de ética da OAB para que os advogados possam divulgar seus serviços sem correr o risco de ser punidos pela OAB. 

Sendo assim o objetivo desse conteúdo é levar informação para aqueles que podem ser seus futuros clientes, porém usando uma linguagem “popular” e evitando o jurisdiquês. Afinal você quer ser compreendido por seu público alvo.

Portanto é uma ferramenta muito usada no marketing jurídico digital, pois permite que o advogado mostre seu conhecimento e passe a gerar um vínculo de confiança com seu público que possivelmente se tornará cliente.

Imagem de um homem mexendo em um tablet

Quais são os tipos mais comuns de produção de conteúdo para marketing jurídico?

Hoje em dia os três formatos mais utilizados para conteúdos para marketing jurídicos são: vídeos, textos e áudios.

Textos

Os textos jurídicos podem ser publicados tanto no seu site ou blog, como também nas redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.

Lembrando que esses textos terão mais impacto para o leitor se estiver de acordo com sua área de atuação, afinal você terá mais autoridade quando falar sobre o assunto. 

Um ponto que você precisa estar atento é que nas redes sociais os textos precisam ser mais curtos

Vídeos

Hoje temos uma grande vantagem, os vídeos que antigamente só podiam ser publicados no Youtube, agora também podem ser compartilhados no Instagram e no Facebook, o que facilita muito a distribuição do conteúdo. 

Não precisa se preocupar com uma super produção para fazer um vídeo, o que você precisa se atentar é se esse vídeo está de fácil entendimento para aqueles que precisam da sua ajuda. 

Áudios ou Podcasts

Algo que está em alta hoje é o podcast. Portanto, usar ele para a divulgação do seu conteúdo poderá ser um sucesso. Uma dica é convidar algum colega advogado e falar sobre as dúvidas mais comuns dos seus clientes.

Com tantas opções fica até difícil escolher o melhor canal para distribuir esses conteúdos né. 

Homem gravando usando equipamento de streaming

Em qual canal focar a produção de conteúdo para marketing jurídico?

Para ser assertivo na escolha do canal você precisa pensar no seu público.

Por exemplo, alguns profissionais perceberam que seu público busca por conteúdos jurídicos no Youtube, então o foco do marketing jurídico será a produção de vídeos para o youtube. 

Sendo assim, conheça bem o seu público, para não errar na escolha do canal para a divulgação do seu conteúdo jurídico.

Como produzir conteúdo para marketing jurídico?

É fundamental que você saiba conversar com seu público, levando em conta a forma de falar, o que falar e para quem falar. 

Sendo assim, ao produzir um conteúdo para marketing jurídico você precisa se atentar aos seguintes passos:

  1. Definir o tema

Se você quiser falar sobre tudo de uma única vez terá um grande problema. Afinal seus leitores ficarão confusos, então escolha um tema de cada vez. 

  1. Escrever sobre o tema

Ao escrever sobre o tema que escolheu, lembre-se de não usar o juridiquês, você está falando com futuros clientes, ou seja, pessoas que sabem pouco ou nada sobre o assunto. 

  1. Escolha uma boa imagem 

Já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois bem, na internet isso é ainda mais verdade. Então seja sábio ao escolher a imagem que representará seu conteúdo jurídico.

  1. Frase de impacto

A frase de impacto é aquela frase curta que seu leitor terá o primeiro contato. Então use uma frase que resuma o seu tema como um todo.

Imagem de um advogado mexendo em um notebook

Como definir e manter um padrão de produção de conteúdo para marketing jurídico?

A constância é o que te faz estar presente no mundo digital, sendo assim ter uma rotina de produção e de postagem é essencial.

Uma coisa que pode te ajudar muito é ter um calendário editorial, com ele você vai saber o que postar e quais dias postar. Assim não fica procurando assunto de última hora.

Imagens de uma mesa com mãos de advogado em uma possível reunião

Perguntas e Respostas

O que é conteúdo para marketing jurídico?

É um texto, vídeo, áudio ou uma imagem que seja informativa e orientativa, dos quais são produzidos seguindo as normas de ética da OAB.

Quais os tipos de conteúdos posso usar?

Os tipos mais comuns de conteúdos são: Textos, Vídeos e Áudios.

Como produzir conteúdo para marketing jurídico?

A sequência ideal para a produção de conteúdo é: 

  1. Definir um tema 
  2. Escrever sobre o tema
  3. Escolha uma boa imagem
  4. Frase de impacto

Conclusão

Esse texto tinha a missão de te dar algumas dicas práticas para a produção de conteúdo para marketing jurídico. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso precise de mais ajuda para montar seu marketing jurídico entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar. 

Obrigado.

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