Marketing Jurídico

Em meio ao mundo digital, saber sobre marketing jurídico e como fazer é essencial para o seu sucesso como profissional.

O marketing jurídico nada mais é do que o marketing digital aplicado para o ramo do direito, mas nesse texto vamos explicar como aplica-lo especificamente na advocacia. Pois nem tudo o que é possível ser feito no marketing digital é permitido ser aplicado no marketing jurídico, devido as normas de ética da OAB.

Então vamos lá:

Tópicos

O que é marketing jurídico?

Vamos entender esse famoso termo “marketing” para saber como ele se aplica na área da advocacia. Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor satisfazendo as necessidades de um mercado alvo trazendo lucro, o marketing tem a capacidade de identificar as necessidades e desejos que não foram realizados.

Pronto, agora que já entendemos a base da palavra marketing, ficou mais fácil ligar isso à advocacia, não é mesmo?!

Então, de forma resumida entenda o marketing jurídico.

Sendo assim para fins de entendimento o que definimos de “Marketing Jurídico” é um conjunto de ações de Marketing que os que os advogados podem utilizar no universo digital (online) ou no off-line para promover sua marca ou a de seu escritório.

No entanto, o objetivo principal, sempre é prospectar novos clientes além de fidelizar os que já estão na carteira.

Por fim, ressaltamos que poderíamos ampliar muito esse conceito de Marketing Jurídico, para envolver ações de planejamento e sua execução em prol de atingir o sucesso na advocacia. 

Ainda nesse artigo, a partir do próximo tópico, vamos entender como funciona o marketing para advogados.

Veja o artigo completo sobre o que é o marketing jurídico digital.

Como funciona o marketing jurídico para advogado?

Entendemos no primeiro tópico o que é o marketing jurídico, então chegou a hora de saber como ele funciona para o advogado. 

Sabemos que a arte de conquistar alguém não é algo tão fácil assim, portanto é importante saber como conquistar um novo cliente e manter a boa ligação que você tem com os clientes que já conquistou. 

O marketing para advogado funciona de duas formas, online e off-line.
 

Quando falamos de marketing jurídico online, estamos falando portanto  de tudo o que envolve a comunicação na internet. Podendo ser ela por blog, redes sociais, Youtube, Linkedin ou seja meios digitais de se comunicar. 

Preparamos um conteúdo completo sobre o marketing jurídico digital.

Porém quando falamos de marketing jurídico off-line, estamos falando de tudo que você como advogado faz fora da internet, portanto é desde a entrega de cartão em um evento social até a participação e divulgação em palestra de evento jurídico. Além do famoso boca a boca, clientes satisfeitos que indicam outros, ainda é a melhor forma de fazer seu marketing jurídico off-line.

Entendemos como funciona o marketing para advogado, sendo assim veja no próximo tópico como fazer esse marketing de conteúdo jurídico.

Como fazer marketing de conteúdo jurídico?

Para que você consiga fazer um bom marketing de conteúdo jurídico, separamos alguns passos básicos para você seguir. Acompanhe esses passos.

Passo 1 do marketing jurídico

Tenha um público-alvo

Público-alvo são pessoas das quais você quer se comunicar, prestar serviço sendo assim pessoas que você quer ter como cliente. 

Algo que te ajudará muito além de definir esse público é saber qual é a “dor” dessas pessoas. Esse é um dos segredos do marketing de conteúdo jurídico.

Passo 2 do marketing jurídico

Tenha um objetivo 

Caso você tenha decidido ter um blog, ter redes sociais além de outros meios de comunicação digital, você precisará definir o objetivo de cada plataforma.

Portanto não é apenas escrever sobre algo e postar, é saber o que escrever, como escrever, porque escrever e principalmente qual o resultado que você espera ao escrever sobre algo. 

Toda comunicação tem uma finalidade, e se você não sabe qual ela é, não saberá se está fazendo certo ou errado.

Passo 3 do marketing jurídico

Pense na imagem que irá compartilhar.

Ao chegar nesse passo você já sabe quem é seu público e qual objetivo você quer alcançar. Portanto chegou a hora de pensar na  imagem que irá compartilhar. Sendo assim é importante que você comece a montar um calendário editorial. Portanto o marketing de conteúdo jurídico é essencial para que você consiga atingir seu objetivo. 

Separamos algumas dicas para que você consiga montar um calendário editorial. 

Veja algumas ideias de postagens: 

Vídeos: com a facilidade de gravar vídeos pelo celular você não tem desculpas para não começar a gravar imediatamente! Sendo assim foque em vídeos dando dicas de Direito na sua área de atuação para o Instagram e para o YouTube. Fique atento com o áudio, veja se está claro, se o cenário está bom e se está conseguindo passar seguranças nas suas palavras;

Banners: hoje contamos com vários aplicativos de celular e sites que te ajudam a escrever dicas jurídicas. Um site ótimo é o CANVAS, você poderá usar no site e pelo APP também.

Postagens temáticas com pequenas dicas: é possível criar uma sequência de postagens, com temas pré-definidos para gerar engajamento de seus possíveis clientes, como: “Como saber se tenho direito a aposentadoria”, “O que é aposentadoria híbrida?” e “o que é PPP?”;

Postagens com perguntas e respostas: estimule as pessoas que estão vendo suas postagens a comentar, isso cria integração entre você e seu público e assim começam a construir a confiança, principal fator de contratação de um escritório;

Passo 4 do marketing jurídico

Decida qual canal vai usar para se relacionar.

Existem muitos canais disponíveis para os advogados se comunicarem com seu público. Sendo assim você poderá escolher entre: blog, Facebook, Instagram, email marketing ou outros meios que pode ser usado para fazer com que a sua mensagem chegue às pessoas.

Depois de analisar onde seu público alvo vai se comunicar melhor com você, você poderá fazer um excelente marketing jurídico digital.

Passo 5 do marketing jurídico

Defina um orçamento

Muitas vezes podemos chegar até nosso público alvo de forma orgânica, mas nem sempre é só flores ou seja nem sempre é tão fácil assim. Sendo assim defina um orçamento para que você possa investir para que seus conteúdos cheguem a mais pessoas. 

Uma das formas de investir no marketing jurídico digital é por meio do Google Ads. 

No próximo tópico vou te explicar mais sobre isso.

Advogado pode usar Google Ads?

Vejamos primeiro o que é Google Ads.

O Google Ads para advogados e escritórios se trata de uma estratégia de marketing digital que pode (e deve) ser utilizada para conferir mais visibilidade para os serviços do seu nicho de mercado, ou seja para chegar até as pessoas que você identificou como público alvo. Portanto com essa ferramenta você consegue ter resultados mais rápidos e efetivos.

Agora que você já entendeu o básico do que é o Google Ads para advogados e para que ele serve, é importante então compreender como ele funciona.

Embora não pareça difícil de utilizar, saber para que serve cada recurso disponível na plataforma é importante para otimizar seus resultados e impedir erros. 

Por ser uma plataforma de anúncios online, o Google Ads funciona como um leilão.

Dessa forma, os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques conforme a oferta e demanda das palavras que eles gostariam que fizessem seus anúncios serem vistos. 

Além do lance oferecido, o seu anúncio precisa estar de acordo com outros critérios que o Google utiliza para avaliar a qualidade dele e ranqueá-lo nos resultados.

Nesse sentido, não basta apenas pagar o valor mais alto para aparecer em primeiro. É preciso investir também em qualidade, saber como escrever e o que escrever.

Ao realizar um anúncio pela plataforma do Google Ads, seu anúncio pode aparecer tanto nas redes de pesquisa, em sites diversos, YouTube, Gmail, aplicativos, dentre outros meios. 

Como escolher as melhores palavras no Google Ads?

Como falamos o Google Ads funciona como um leilão de palavras-chave, sendo assim possível identificar quais são as mais disputadas pela concorrência e, com isso, você pode entender quais estratégias de anúncios eles utilizam. Com esses dados, ainda é possível aprimorar a sua campanha.

A grande vantagem de usar o Google Ads é que você consegue alcançar a sua audiência, pois muitas empresas podem demorar para conquistar um posicionamento orgânico com as estratégias de SEO. Portanto, esse recurso de mídia paga funciona como um recurso para acelerar a entrada de clientes no site e blog da empresa.

Porém o Google Ads não é a única ferramenta que você pode usar. Outra ferramenta muito utilizada é o Instagram e no próximo tópico vamos te ajudar com algumas dicas.

Instagram para advogado

De acordo com o report da We Are Social e da Meltwater, o Insta se consolidou como a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários. Sendo assim, saber usar o Instagram é fundamental. 

Portanto, como você pode usar o Instagram na advocacia?

O Instagram para advogado hoje em dia está cada vez mais comum. Assim sendo veja as dicas que separamos para você. Mas ressalto que as dicas nesse tópico não leva em conta as normas éticas, falaremos disso daqui a pouco.

1. Entregue conteúdos

O marketing de conteúdo nas redes sociais é a estratégia mais utilizada por escritórios de advocacia, assim como outras empresas também utilizam dessa ferramenta. Inclusive, ela é a mais eficaz para construir autoridade e atrair clientes.

Sendo assim, você pode divulgar conteúdos educativos sobre a sua área de atuação. Por exemplo, se o escritório atua em Direito Previdenciário, é possível criar postagens ensinando sobre aposentadoria, contagens, pensão por morte, dentre outros.

2. Faça anúncios

Por fim, o Código de Ética permite fazer anúncios pagos nas redes sociais. Vamos falar mais detalhadamente sobre como fazer esses anúncios e o que você poderá colocar nesses anúncios.

Uma das estratégias que os escritórios de advocacia mais utilizam é impulsionar, ou seja, pagar para o Instagram entregar um conteúdo educativo para mais pessoas. Lembra que falamos sobre o Google Ads, pois bem, no Instagram você também consegue fazer com que seu conteúdo ou página alcance mais pessoas, sem ser apenas de forma orgânica.

Desse modo, o escritório pode criar postagens explicando sobre os assuntos que mais possuem demanda e patrociná-las para que a rede social as entregue para mais usuários que sejam do seu público-alvo.

Falaremos no próximo tópico sobre quais posts você poderá fazer.

Post para advogados no Instagram

Saber o que postar e quando postar no Instagram é um dos segredos do sucesso da sua página. 

Então para facilitar sua produção de conteúdo de marketing jurídico digital, anote essas dicas. 

1. Mostre seu dia a dia e sua rotina

Esse é um tipo de conteúdo que é permitido e funciona muito bem são as postagens que demonstram o dia a dia e a rotina do escritório.

Entenda que você se relaciona com pessoas que gostam de ver que, por trás de um negócio, existem outros humanos como elas. Essas postagens também geram conexão com o público. Afinal pessoas querem se conectar com pessoas, sentir que existe algo em comum.

Para advogados que atuam sozinhos, mostrar o dia a dia, inclusive fora do trabalho, também é uma maneira interessante de se conectar com o público. 

Ou seja, publicar o que você fez no seu final de semana, uma foto de um lugar diferente que conheceu ou conversar sobre outros assuntos costuma demonstrar que você é uma pessoa como qualquer outra, não apenas um advogado que apenas pensa em vender os seus serviços. Ao fazer isso você se torna real para aqueles que te seguem.

2. Post sobre dúvidas de clientes

As postagens solucionando dúvidas serão sua grande aliada. Pense bem você conseguirá responder para muitas pessoas de uma só vez, dúvidas que recebe diariamente de seus clientes. Sendo assim você conseguirá otimizar seu tempo e melhorar sua produtividade

3. Post temático

Cuidado com posts comemorativos!!

Post temático não é o mesmo que post comemorativo. Quando falamos de post temático, nos referimos a posts sobre assuntos específicos que estão em alta na mídia, como por exemplo se você é da área previdenciária sabe que muitos estavam procurando informações sobre a Revisão da vida toda. Afinal esse assunto estava em alta na mídia. Entretanto, quando falamos de post comemorativos, estamos nos referindo ao dia das crianças, dia dos pais, dias das mães e tantos outros dias. Portanto cuidado com esses termos. 

Essas são dicas básicas e funcionais para você começar, mas como introduzir a publicidade nestes posts?

Como funciona a publicidade para advogado?

É óbvio que todo esse planejamento tem o objetivo de divulgar e atrair clientes para você ou para seu escritório. Seja ele no escritório físico ou escritório digital. Então saber como funciona a publicidade para advogado é essencial. 

Portanto o advogado pode fazer propaganda e divulgar os seus serviços, porém, deverá ser de acordo com todas as limitações da OAB. Assim como diz o novo Código de Ética da OAB, a publicidade advocatícia deve ser meramente informativa, além de discreta e sóbria, sem a finalidade de captar clientes ou mercantilizar a profissão.

Sendo assim, propagandas comerciais, iguais as que aparecem no rádio, televisão e revistas, não são permitidas e nem devem ser feitas, uma vez que incentivam a contratação. Porém, o marketing de conteúdo jurídico é uma excelente ferramenta como já explicamos, para tornar conhecidos os serviços prestados pelo seu escritório e ainda te ajudará  a desenvolver autoridade no assunto abordado.

Como explicamos no tópico acima é permitido também o impulsionamento de posts nas redes sociais, assim como a utilização do Google Ads, o que levará o seu conteúdo para pessoas que podem se interessar por ele, mas sem, necessariamente, terem feito uma busca específica.

Mas se atente a um detalhe, no Provimento 205/2021, o artigo 4º não permite o emprego excessivo de recursos financeiros, tanto neste tipo de ferramenta, quanto no impulsionamento nas redes sociais.

Para entender melhor sobre publicidade de advogado e código de ética, veja o próximo tópico.

Qual publicidade é irregular na OAB?

Chegou a hora de entender sobre a publicidade de advogado de acordo com o código de ética. E ver qual publicidade é irregular na OAB.

Como já entendemos até aqui, o marketing jurídico é permitido desde que não seja vinculado a propagandas de captação de clientes. 

Porém precisamos entender os alguns pontos abordados no código de ética, para melhor usar a publicidade de advogado.

Na resolução nº. 02/2015, mesmo com suas alterações, deixa claro que apoia sim a divulgação de informações para seus leitores. Sendo assim vejamos algumas proibições que foram incluídas e como elas afetam a publicidade de advogado.

Algumas proibições que foram incluídas no Novo Código de Ética da OAB foram:

  • Veicular publicidade em cinema;
  • Anunciar em espaços públicos, como muros, paredes, elevadores, entre outros ambientes;
  • Fornecer dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa (inclusive online), assim como programas televisionados ou no rádio;
  • Distribuir panfletos, fazer mala direta ou práticas semelhantes;
  • Incentivar o litígio e promover, indiretamente, a captação de clientes;
  • Utilizar fotografias pessoais ou de terceiros nos cartões de visitas.

Embora seja muito comum para várias profissões esse tipo de publicidade, para os Advogados é proibida, afinal também é uma forma de captação de clientes direta.

Sendo assim, você não poderá fazer propagandas como a série Better Call Saul mostra o Advogado da série fazendo.

Agora finalmente veja como fazer o marketing jurídico na prática.

Marketing jurídico na prática.

Para conseguir fazer o marketing jurídico na prática você precisa estar dentro das permissões do código de ética da OAB, e por sua vez, seguir todas as dicas deste artigo.

Assim, vejamos o que a OAB permite:

  • Fazer referência ao e-mail do advogado em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa (inclusive online), assim como programas televisionados ou no rádio;
  • Utilizar placas, painéis luminosos e inscrições nas fachadas com o objetivo único de identificação do escritório, respeitando, sobretudo, a discrição e a sobriedade;
  • Incluir no cartão de visitas ou material de escritório títulos acadêmicos e possíveis distinções honoríficas relacionadas à vida profissional, bem como as instituições jurídicas de que faça parte, site, QR Code, logotipo e fotografia do escritório, e os idiomas em que o cliente poderá ser atendido;
  • Fazer patrocínio de eventos ou publicações de caráter científico ou cultural, assim como divulgar boletins físicos ou eletrônicos sobre matérias culturais de interesse dos advogados, apenas a clientes e outros interessados.

Perguntas e Respostas

O que é marketing jurídico digital?

Costumamos chamar de “Marketing Jurídico” é um conjunto de ações de Marketing que os advogados podem utilizar no universo digital (online) ou no off-line para promover sua marca ou a de seu escritório.

O que é publicidade irregular para a OAB?

Publicidade irregular para a OAB é todo marketing jurídico vinculado a propagandas de captação de clientes.

Como funciona a publicidade para advogado no marketing jurídico?

Como diz o novo Código de Ética da OAB, a publicidade advocatícia deve ser meramente informativa, além de discreta e sóbria, sem a finalidade de captar clientes ou mercantilizar a profissão.

O que é marketing jurídico online?

Quando falamos de marketing jurídico online, estamos falando portanto  de tudo o que envolve a comunicação na internet. Podendo ser ela por blog, redes sociais, youtube, Linkedin ou seja meios digitais de se comunicar.

Conclusão

Esse texto tinha a missão de te explicar melhor o marketing jurídico. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso precise de mais ajuda para montar seu marketing jurídico entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar. 

Obrigado.