Radiação Ionizante

Anexo V da NR15 Radiação Ionizante, vamos entender os limites de tolerância.

Imagem de uma pessoa trabalhando com roupa de proteção

Vem comigo.

Radiação Ionizante

Trabalhar com radiação ionizante é uma área que exige cuidados especiais de segurança e uma compreensão sólida dos princípios da proteção radiológica. A radiação ionizante é um tipo de radiação que tem energia suficiente para remover elétrons de átomos e moléculas, gerando íons. Portanto isso significa que a radiação ionizante pode causar danos às tecidos vivos e à matéria em nível molecular, ou que se torne potencialmente perigoso.

Sendo assim esse tipo de radiação possui energia maior do que a radiação não ionizante, como a luz visível ou micro-ondas.

Fontes de radiação ionizante

As fontes de radiação ionizante incluem:

  1. Radiações Alfa (α): Consistem em partículas alfa, que são núcleos de hélio compostos por dois prótons e dois nêutrons. As partículas alfa têm baixa capacidade de penetração na matéria e podem ser bloqueadas por uma folha de papel ou pela pele, mas podem ser perigosas se inaladas ou ingeridas.
  2. Radiações Beta (β): São elétrons (β-) ou pósitrons (β+) de alta energia. Eles têm maior capacidade de penetração do que as partículas alfa, materiais como vidro ou plástico podem bloquear essa ação. As radiações beta podem ser perigosas se o material radioativo estiver dentro do corpo.
  3. Radiação Gama (γ): São ondas eletromagnéticas de alta energia, semelhantes aos raios-X. As radiações gama têm alta capacidade de penetração e podem atravessar materiais densos, como chumbo. Eles são frequentemente usados ​​em medicina e em aplicações industriais, mas também representam um risco significativo devido à sua capacidade de causar danos em tecidos biológicos.
  4. Radiação X (raios-X): É uma forma de radiação eletromagnética de alta energia, semelhante à radiação gama, mas produzida de forma controlada em equipamentos específicos. Para diagnósticos médicos e em aplicações industriais é comum usar o raio-X.

Sendo assim a exposição prolongada a radiações ionizantes pode causar danos ao DNA e aumentar o risco de câncer, mutações genéticas e outras doenças. Por esse motivo, a exposição à radiação ionizante é regulamentada em muitas atividades, como medicina, indústria nuclear e radioterapia, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e do público em geral. Equipamentos e procedimentos que envolvem radiação ionizante são projetados com medidas de segurança para minimizar a exposição desnecessária.

Anexo V da NR15 Radiação Ionizante

Nas atividades ou operações onde trabalhadores possam ser expostos a radiações ionizantes, os limites de tolerância, os princípios, as obrigações e controles básicos para a proteção do homem e do seu meio ambiente contra possíveis efeitos indevidos causados pela radiação ionizante, são os constantes da Norma CNEN-NN-3.01: “Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica”, de março de 2014, aprovada pela Resolução CNEN n.º 164/2014, ou daquela que venha a substituí-la. (Atualizado pela Portaria MTb n.º 1.084, de 18 de dezembro de 2018)

Anexo V da NR15 Radiação Ionizante

Conclusão

Portanto o objetivo desse texto é que você fique por dentro das atualizações das normativas. Nesse texto vimos sobre o anexo V sobre radiação ionizante.

Assim sendo espero que a atualização da NR-15 te ajude. Caso queira estar por dentro das atualizações normativas é simples, basta deixar as notificações ativadas.

Caso queira ver na integra a Norma Regulamentadora de Atividades e Operações Insalubres escrevemos um texto sobre isso.

Sendo assim, era isso por hoje, queria agradecer a todos. Além disso fico à disposição, caso queira comentar abaixo. Obrigado.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Quando escolher um coworking jurídico?

Quando escolher um coworking jurídico? A busca por um ambiente de trabalho ideal pode ser cansativo. Porém saber qual o melhor perfil para você é

Senado vota programa MOVER nessa semana

O PL 914/2024 visa criar o Programa Mobilidade Verde e Inovação, com o apelidado de “Programa Mover”. Esse programa estabelece a política de conteúdo  local

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *