Importância da cultura na empresa

Muito se fala sobre cultura organizacional e o quanto ela é importante para o futuro de uma empresa. Sendo assim vamos entender nesse artigo sobre cultura na empresa e como aplica-la.

Tópicos

cultura da empresa

Cultura na empresa segundo Peter Drucker

Já ouviu a frase “a cultura come a estratégia no café da manhã”Essa é uma frase atribuída ao professor Peter Drucker, um dos pais da Administração moderna.

Portanto para entender sobre cultura na empresa, precisamos entender, minimamente, quem foi esse homem, afinal só assim você vai entender a importância da frase que citamos.

Peter Drucker tem uma obra muito vasta e que abrange uma ampla gama de tópicos relacionados à gestão de organizações, liderança, inovação e sociedade.

Sendo assim Drucker é frequentemente considerado o pai da administração moderna. Afinal ele desenvolveu conceitos e teorias que revolucionaram a maneira como as empresas e organizações são gerenciadas.
Portanto alguns dos princípios fundamentais que ele introduziu incluem:

  1. Ênfase nas Pessoas: Drucker enfatizava a importância de valorizar e investir nas pessoas como o recurso mais valioso de uma organização. Sendo assim ele acreditava que o desenvolvimento dos funcionários era crucial para o sucesso organizacional.
  2. Administração por Objetivos (APO): Drucker popularizou o conceito de APO, que envolve o estabelecimento de metas claras e mensuráveis ​​para os funcionários, alinhadas com os objetivos organizacionais. Sendo assim ele argumentava que isso motivava os funcionários e ajudava a direcionar seus esforços para os resultados desejados.
  3. Inovação e Empreendedorismo: Drucker reconheceu a importância da inovação e do empreendedorismo para o crescimento e a sustentabilidade das organizações. Portanto ele encorajou as empresas a serem proativas na busca de oportunidades de inovação e a adaptarem-se às mudanças no ambiente de negócios.
  4. Ênfase nos Resultados: Drucker defendia uma abordagem orientada para resultados na gestão, onde os líderes são responsáveis ​​por alcançar resultados tangíveis e mensuráveis. Ele enfatizava a importância da responsabilidade e da prestação de contas na gestão eficaz
cultura da empresa

Gestão da empresa e cultura na empresa

É provavel que você nunca tenha ouvido falar de Peter Drucker, já que não nos ensinam sobre administração na faculdade; mas é importante você saber que ele dedicou boa parte da sua vida a escrever e ensinar sobre “Gestão por objetivos”.

A propósito, saiba que a gestão da empresa por objetivos começa e ganha vida por meio do planejamento estratégico da empresa, o que, de forma muito resumida, podemos explicar como o planejamento que se faz a respeito estratégia, para que a empresa atinja seus objetivos. Em três passos, para facilitar seu entendimento:

  • Fixam-se o objetivos da empresa.
  • Escolhe-se uma estratégia para se atingir esses objetivos.
  • Executa-se essa estratégia.

Bom, agora você entende como a estratégia era importante para o pensamento do professor Peter Drucker. Ainda assim ele foi capaz de dizer: Que a cultura come/devora/engole a estratégia, precisamos parar para pensar sobre isso.

Como a cultura come a estratégia?

O que Peter Drucker quis dizer com isso é que, não adianta fixar objetivos e planejar uma estratégia para atingi-los, se as pessoas da empresa não estiverem dispostas a se esforçarem para tanto. Em outras palavras, se a cultura da empresa não é adequada, não é possível atingir os objetivos, ainda que no papel o plano fosse perfeito.

Conclusão

Sendo assim esse texto tinha a missão de te explicar melhor importância da cultura na empresa. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso precise de mais ajuda entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar. 

Obrigado.

Quer construir seu futura no direito previdenciário? Clique na imagem

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *