Carreira Jurídica: Advogado Raposa ou Porco-Espinho?

Você já se perguntou se deve adotar uma abordagem de “raposa” ou de “porco espinho” em sua carreira jurídica?

Tópicos

Introdução

A raposa é esperta, astuta, cheia de estratégias, mas o porco-espinho sabe uma única coisa importante.

Talvez você nunca tenha ouvido falar do provérbio grego que diz que “a raposa conhece muitas coisas, mas o porco-espinho conhece uma única coisa importante”. Em razão disso, acho que compensa te contar isso rapidamente, já que pode mudar a sua vida.

A Metáfora do “Porco-Espinho” e da “Raposa”

Esse provérbio chegou aos nossos tempos por conta de um filósofo judeu, chamado Isaiah Berlin. O qual escreveu um livro chamado “O Porco-espinho e a Raposa: Um Ensaio sobre a Visão da História de Tolstoi”, uma obra com reflexões aplicáveis à carreira jurídica.

Na verdade, a tal “visão de Tolstoi” ficou esquecida e até o próprio livro nunca mais ganhou tanto destaque, mas o provérbio retomou vida e virou parábola (ou parábolas), que recheiam vários livros de negócios.

E foi exatamente assim que esse assunto chegou a mim e que, agora, chega a você. Em outras palavras, ao estudar sobre homens e empresas que deram certo, conhecemos a história do porco espinho que vence a raposa. Uma analogia relevante para quem busca sucesso na carreira jurídica.

Aplicação na Carreira Jurídica

Para não engrenarmos em uma parábola nesse momento, apenas recomendo a leitura da parábola no livro Empresas Feitas para Vencer, de Jim Collins. Nessa obra, ele traz uma linguagem simples e agradável em uma obra que vai te ajudar demais a pensar em seu escritório como uma empresa. Aqui, porém, me limito à conclusão.

Aplicação na Carreira Jurídica

Como o porco espinho, que sabe se, diante do perigo é só se enrolar como uma bola de espinhos, para vencer a raposa, que o intercepta todos os dias, depois das mais astuciosas estratégias. Logo, nós também devemos nos ater a uma única coisa importante em nossa carreira jurídica.

Assim, a historinha traz um olhar lúdico para uma conclusão inevitável – aqueles que se concentram em fazer uma única coisa bem feita, normalmente vencem todos os demais.

E é assim que prematuramente concluo esse breve texto, te convidando a escolher o que é importante para você e definir sua vida daqui para a frente em torno disso.

Conclusão

Antes de concluirmos, porém, uma dica – olhe para sua futura rotina do dia a dia, nas diversas opções que tem, antes de bater o martelo sobre o caminho a seguir. Por fim, nesse ponto, queria te dar um conselho: se você gosta de atender pessoas; quer reconhecimento profissional e um caminho de muitas oportunidades; o direito previdenciário pode ser para você.

Por isso, caso se você se interesse, mas não saiba como começar, conheça nosso sistema de parcerias na advocacia previdenciária, uma área em ascensão na carreira jurídica.

Quer construir seu futura no direito previdenciário? Clique na imagem

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Trabalho sob condições hiperbáricas

Anexo VI da NR15 Trabalho sob condições hiperbáricas, vamos entender como funciona e quais as condições. Vem comigo. Trabalho sob condições hiperbáricas anexo VI Este

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *