Agentes biológicos

Anexo XIV da NR15 agentes biológicos, vamos entender os limites de tolerância.

Imagem de uma mulher bióloga trabalhando

Vem comigo

Agente Biológico

Os agentes biológicos referem-se a microrganismos, organismos vivos ou produtos derivados de organismos vivos que podem causar doenças ou representar um risco para a saúde humana. Eles são uma categoria de agentes patogênicos que inclui vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros organismos microscópicos. Sendo assim, eles podem ser transmitidos de várias maneiras e causar uma ampla gama de doenças infecciosas.

Imagem de um biólogo

Exemplos de trabalhos com agentes biológicos

Trabalhos que envolvem pesquisa, saúde, agricultura ou outros setores. Sendo assim esse trabalho requer atenção rigorosa à segurança para evitar a exposição a patógenos ou substâncias que possam causar doenças.

Médicos e enfermeiros

Veja alguns exemplos:

  1. Trabalhadores de Saúde: Médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e outros profissionais de saúde frequentemente lidam com vírus, bactérias e fungos, ao tratar pacientes, realizar testes de diagnóstico e pesquisas.
  2. Laboratórios de Pesquisa: Cientistas em laboratórios de pesquisa, incluindo aqueles que estudam microbiologia, biotecnologia e genética, trabalham com uma variedade de agentes biológicos, desde microrganismos até culturas celulares e amostras de DNA.
  3. Agricultura e Pecuária: Agricultores e trabalhadores rurais que lidam com plantas, animais e solos podem estar expostos a esses agentes, como por exemplo bactérias fitopatogênicas, parasitas de animais e microrganismos relacionados ao manejo agrícola.
  4. Trabalhadores de Laboratórios de Diagnóstico: Técnicos de laboratório que realizam testes clínicos e diagnósticos, como análises de sangue, cultura de tecidos e testes de patogenicidade, lidam com agentes biológicos.

Sendo assim para prevenir infecções, é importante seguir medidas de segurança adequadas, como a utilização de equipamentos de proteção individual, práticas de higiene e vacinações. Além disso, regulamentações e diretrizes são frequentemente condicionantes para controlar a exposição a agentes biológicos em ambientes de trabalho e prevenir surtos de doenças infecciosas.

Anexo XIV da NR15 Agente Biológico

Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa. Insalubridade de grau máximo Trabalho ou operações, em contato permanente com:

Bióloga
  • pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
  • carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
  • esgotos (galerias e tanques); e
  • lixo urbano (coleta e industrialização).

Insalubridade de grau médio Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

Corredor de hospital
  • hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
  • hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);
  • contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;
  • laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);
  • gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);
  • cemitérios (exumação de corpos);
  • estábulos e cavalariças; e
  • resíduos de animais deteriorados.

Anexo XIV da NR15 Agentes Biológicos

Conclusão

Portanto o objetivo desse texto é que você fique por dentro das atualizações das normativas. Nesse texto vimos sobre o anexo XIV sobre agentes biológicos.

Assim sendo espero que a atualização da NR-15 te ajude. Caso queira estar por dentro das atualizações normativas é simples, basta deixar as notificações ativadas.

Caso queira ver na integra a Norma Regulamentadora de Atividades e Operações Insalubres escrevemos um texto sobre isso.

Sendo assim, era isso por hoje, queria agradecer a todos. Além disso fico à disposição, caso queira comentar abaixo. Obrigado.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Quando escolher um coworking jurídico?

Quando escolher um coworking jurídico? A busca por um ambiente de trabalho ideal pode ser cansativo. Porém saber qual o melhor perfil para você é

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *