Exposição ao Frio

Anexo IX da NR15 exposição ao frio, vamos entender os limites de tolerância.

Homem trabalhando em um frigorífico

Vem comigo.

Exposição ao frio

Pessoas que trabalham em ambientes refrigerados podem estar expostas a condições de insalubridade, dependendo de diversos fatores, incluindo a temperatura, a duração da exposição e a ausência de medidas específicas de proteção.
Sendo assim a insalubridade relacionada a trabalhos em ambientes refrigerados refere-se ao risco potencial à saúde e à segurança dos trabalhadores devido a condições adversas ao meio ambiente.

Alguns exemplos de trabalhos que ocorrem com exposição ao frio:

Homem trabalhando em montanha como esqui
  1. Trabalhadores em Câmaras Frigoríficas : Pessoas que operam ou fazem manutenção em câmaras frigoríficas, onde alimentos perecíveis são armazenados em temperaturas abaixo de zero.
  2. Funcionários de Supermercados : Funcionários que trabalham nos setores de congelados e resfriados de supermercados, abastecendo prateleiras com produtos refrigerados.
  3. Trabalhadores da Indústria Alimentícia : Pessoas que trabalham em fábricas de alimentos, como na produção de sorvetes, processamento de peixes e carnes, onde as temperaturas são quentes e baixas.
  4. Operadores de Máquinas de Gelo : Operadores de máquinas que produzem gelo, frequentemente em locais com temperaturas muito baixas.
  5. Armazenadores de Produtos Congelados : Profissionais que movimentam e armazenam produtos congelados em armazéns de distribuição.
  6. Pescadores e Trabalhadores Marítimos : Pescadores que operam em áreas frias ou em águas frias, onde podem ser expostos a temperaturas baixas durante longos períodos.
  7. Profissionais de Montanha e Esqui : Trabalhadores em estações de esqui, pousadas em áreas de montanha e guias de aventura que operam em locais frios.
  8. Trabalhadores da Construção Civil : Em algumas regiões, os trabalhadores da construção civil podem enfrentar temperaturas frias, especialmente durante a temporada de inverno.
  9. Mecânicos de Equipamentos Pesados : Mecânicos que realizam manutenção em equipamentos pesados, como veículos de construção, que podem estar expostos a temperaturas baixas.
  10. Trabalhadores de Serviços Públicos : Pessoal de serviços públicos, como eletricistas e encanadores, que frequentemente trabalham ao ar livre em condições de inverno.
  11. Funcionários de Aeroportos : Pessoal de aeroportos que trabalham nas áreas de carga e manutenção, onde podem estar expostos a temperaturas frias.
  12. Trabalhadores de Armazéns de Logística : Pessoas que trabalham em armazéns de logística onde os produtos são armazenados em temperaturas controladas.

Anexo IX da NR15 exposição ao frio

Pessoas trabalhando em um frigorífico

1. As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.

Conclusão

Portanto o objetivo desse texto é que você fique por dentro das atualizações das normativas. Nesse texto vimos sobre o anexo IX sobre exposição ao frio.

Assim sendo espero que a atualização da NR-15 te ajude. Caso queira estar por dentro das atualizações normativas é simples, basta deixar as notificações ativadas.

Caso queira ver na integra a Norma Regulamentadora de Atividades e Operações Insalubres escrevemos um texto sobre isso.

Sendo assim, era isso por hoje, queria agradecer a todos. Além disso fico à disposição, caso queira comentar abaixo. Obrigado.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Quando escolher um coworking jurídico?

Quando escolher um coworking jurídico? A busca por um ambiente de trabalho ideal pode ser cansativo. Porém saber qual o melhor perfil para você é

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 103, DE 2019

Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *