Diferenças do endereço comercial e endereço fiscal.

Vamos ver as diferenças do endereço comercial e endereço fiscal. Ambos são muito procurados em coworkings, principalmente para quem trabalha home office.

Imagem de um tablet

Então vamos lá!

Tópicos

Qual a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal?

Para entender a diferença entre cada serviço precisamos saber o que é cada serviço. Bom de forma resumida o endereço fiscal é o local que você usa para registrar o seu negócio junto aos órgãos oficiais no momento de abertura da empresa.

Por outro lado, o endereço comercial é o local onde a empresa efetivamente opera ou funciona. Esse é o endereço usado em cartões de visita, site e materiais de divulgação do serviço prestado.

Assim sendo embora ambos sejam endereços, você percebeu que o endereço fiscal e comercial são bem diferentes. Afinal o endereço fiscal tem sua finalidade para assuntos tributários e formais e o endereço comercial é de fato puramente comercial.

Trabalhadores olhando pro prédio

Existe algumas regra para cadastrar um endereço?

Portanto vale lembrar que não existe uma regra para que cada função tenha um endereço diferente, sendo assim a empresa pode usar um mesmo local como endereço fiscal e comercial. Na verdade, em sua grande maioria é isso o que acontece.

Porém, alguns empresários escolhem deixar o endereço fiscal em sua residência, mas o comercial em outro endereço, para ter mais segurança.

Assim sendo a facilidade do coworking entra aqui. Afinal muitas empresas, principalmente MEIs trabalham em coworkings. E muitas por não terem um imóvel utilizam o endereço do coworking para o registro junto à Receita Federal. Afinal isso é muito mais acessível do que arcar com as despesas de um imóvel.

Isso acontece muito com advogados em início de carreira, afinal ele precisa ter um CNPJ para fechar honorários e contratos, mas arcar com as custas de um escritório não é algo possível.

Sendo assim coworkings jurídicos são ideias para esses profissionais.

Para saber onde encontrar um coworking jurídico clique aqui.

Assim sendo a mesma facilidade se aplica para quem tem um endereço fiscal, mas não acha atrativo para ser seu endereço comercial.

Por exemplo ter o endereço pessoal para a divulgação do negócio. Sendo assim o coworking poderá ser usado como endereço comercial desse empresário.

Portanto em ambos os casos, deverão ter suas funções esclarecidas no contrato do coworking. Mas vamos ver as vantagens e desvantagens desses serviços.

Quais as vantagens e desvantagens desses serviços?

Mulher andando pela rua com uma pasta na mão

Vamos entender as vantagens e desvantagens desses serviços. Vamos começar com as vantagens.

Vantagens desse serviço:

  • Não precisa usar o endereço de casa.
    Todos que trabalham na modalidade de home office, sentem a dificuldade de não misturar vida pessoal com vida profissional em seu dia a dia. Sendo assim, usar o endereço fiscal e comercial do coworking é uma forma de não deixar sua vida pessoal exposta.
    Como falamos muitos profissionais não conseguem no início de sua carreira arcar com os custos de um estabelecimento comercial. Por exemplo, advogados no início de carreira preferem um coworking jurídico do que abrir o seu próprio. Então resolve tanto o problema do custo como também do endereço fiscal e comercial.
    Entenda como funciona um coworking jurídico.
  •  Estabilidade de endereço.
    Ter a segurança de manter o mesmo endereço é uma segurança para seus clientes e um gasto a menos para manter a burocracia da sua empresa. Afinal, se você não tem um endereço fixo a cada mudança você terá novos gastos.
  • Recepção e Atendimento.
    Caso você seja advogado, sabe muito bem o quanto os clientes gostam de estar por dentro do caso deles, e nem sempre você conseguirá atendê-los. Então ter uma equipe de recepção e atendimento é um serviço essencial em coworkings jurídicos.
  • Custo benefício.
    Pensando nos gastos mensais de um estabelecimento comercial, contratar em um coworking serviços de endereço fiscal e comercial é muito mais barato.

Mas existem algumas desvantagens e é bom estar ciente delas.

Desvantagens desse serviço:

  • Dificuldades de inscrição estadual.
    Infelizmente alguns estados não permitem que empresas que precisam de inscrição estadual tenham um endereço compartilhado como domicílio fiscal. Então mesmo que o coworking te ofereça esse serviço, é importante você saber as regras em seu estado.
  • Empresas que não podem ter endereço em coworkings.
    Existem algumas atividades que requerem a instalação de grandes equipamentos e alvarás mais robustos com inspeções in loco e esses obviamente não têm autorização de registro em escritório.
  • Mensalidade.
    Quando falamos de contratação desse serviço, você deve levar em conta que estará contratando um serviço por muito tempo. Sendo assim você deverá se preparar para uma mensalidade. Afinal você deverá manter esse mesmo endereço para evitar outros gastos. Então é preciso estar ciente que terá esse gasto mensal.

Perguntas e Respostas

O que é endereço comercial?

O endereço comercial é o local onde a empresa efetivamente opera ou funciona. Sendo assim esse é o endereço usado em cartões de visita, site e materiais de divulgação do serviço prestado.

Qual a diferença do endereço fiscal e do endereço comercial?

O endereço fiscal tem sua finalidade para assuntos tributários e formais e o endereço comercial é de fato puramente comercial.

Quais as vantagens do endereço comercial e fiscal?

  • Não precisa usar o endereço de casa.
  • Estabilidade de endereço
  • Recepção e Atendimento.
  • Custo Benefício

Conclusão

Esse texto tinha a missão de te explicar melhor as diferenças do endereço comercial e endereço fiscal. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso precise de mais ajuda para encontrar um coworking jurídico entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar. 

Obrigado.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Benzeno

Anexo XIII A da NR15 Benzeno, vamos entender os limites de tolerância. Vem conferir Benzeno O benzeno é um hidrocarboneto aromático de fórmula química C6H6.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *