Entender o que é cultura organizacional é muito importante para definir o futuro do seu escritório.
Sabe aquela família que admiramos; aquela igreja que parece que entusiasma os fiéis; ou um país que dá certo? Quando você tem contato com uma instituição assim, sente que está tudo “afinado”, que todos pensam na mesma frequência e que sabem o que querem.
Bom, se ainda não caiu a fixa, trago alguns exemplos para você. Acompanhe.
Tópicos
- O quê é Cultura?
- Importância da cultura organizacional para uma empresa
- Elementos da cultura de uma empresa
- Como construir a cultura organizacional certa?
- Conclusão
O que é Cultura?
Para entender melhor vamos usar o exemplo da Suécia.
A Suécia, com sua cultura o seu “lagom” (Nem muito e nem pouco: apenas a quantidade certa); Israel, com “uma terra sem povo para um povo sem terra”; Estados Unidos com “a terra da liberdade”;
Portanto esses são exemplos de países com culturas fortes, que alinham o pensamento de todos em um só sentido, trazendo unidade e fazendo com que todos trabalhem num mesmo sentido. Sendo assim, fica evidenciada a importância desse tema, o que justifica o conceituarmos, para começar a entender o tema e, com isso, conseguir melhorar nossos escritórios.
Primeiramente, uma advertência: não ficarei me alongando na parte conceitual. Ao contrário, trarei apenas dois conceitos dos quais gosto muito e que nos ajudarão a seguir adiante, para a parte mais prática. Então, vamos lá:
Definição de cultura
“Cultura é tudo aquilo que um grupo de pessoas compartilha em termos de crença; valores, hábitos, comportamento, etc – é aquilo que faz com que o grupo se enxergue como grupo, como parte de algo maior.”
Patrícia Tavares.
“A cultura é o modo de pensar, de sentir e de reagir de um grupo humano, sobretudo recebida e transmitida pelos símbolos, e que representa sua identidade específica: ela inclui os objetos concretos produzidos pelo grupo. O coração da cultura é constituído de ideias tradicionais e de valores que estão ligados” .
Clayde Kluckhohn
Esses são conceitos gerais e básicos sobre “cultura” e, assim sendo, você poderia extrair esse mesmo sentido de frases como:
Cultura dos povos originários do Brasil é muito rica; ou a cultura japonesa encanta quem vem de fora; ou a cultura indiana é marcada por muita riqueza e diversidade que se expressam nos costumes, tradições e culinária, por exemplo.
O que se quer ao empregar a palavra “cultura” nesses contextos não é senão se referir ao conjunto de coisas que unem aquelas pessoas e que resultam de sua interação.
Posto isso, resta entendermos o que isso tudo tem a ver com o nosso escritório.
Importância da cultura organizacional para uma empresa
Não adianta fixar objetivos e planejar uma estratégia para atingi-los, se as pessoas da empresa não estiverem dispostas a se esforçarem para tanto. Em outras palavras, se a cultura da empresa não for adequada, não será possível atingir os objetivos, ainda que no papel o plano fosse perfeito.
Elementos da cultura de uma empresa
Portanto para facilitar o entendimento, vamos fazer uma lista de elementos de uma cultura organizacional:
- Símbolos da organização;
- Heróis que as pessoas reconhecem como responsáveis pelas vitórias da empresa;
- Rituais que a empresa adotou ao longo do tempo e que pratica fielmente;
- Práticas: que vale é o que de fato se pratica, ainda que seja diferente daquilo que está escrito.
- Assim, pode -se entender como práticas, por exemplo, porque se contrata, se promove e se demite;
- Valores comuns, que limitam o comportamento e ditam os caminhos a todos;
Como construir a cultura organizacional certa?
Uma vez que os elementos da cultura estejam bem definidos, em especial a ideologia estrutural, estiverem bem definidos, a tendência é que sua cultura passe a atrair pessoas que com ela combinem e repelir os que não se adequem a ela.
Ainda assim, a formação de cultura é um trabalho diário do gestor e, por isso, separamos aqui alguns hábitos muito úteis para a formação e a manutenção da cultura certa para seu escritório.
- Dar exemplo em relação ao que prega;
- Divulgar os elementos da cultura sempre que tiver oportunidade;
- Contratar, demitir e promover, tendo a cultura como guia;
Conclusão
Sendo assim esse texto tinha a missão de te explicar melhor o que é cultura e como aplica-la em seu escritório. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.
Por outro lado, caso precise de mais ajuda entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar.
Obrigado.