A cultura organizacional é quem define o futuro do escritório

Entender o que é cultura organizacional é muito importante para definir o futuro do seu escritório.

cultura organizacional

Sabe aquela família que admiramos; aquela igreja que parece que entusiasma os fiéis; ou um país que dá certo? Quando você tem contato com uma instituição assim, sente que está tudo “afinado”, que todos pensam na mesma frequência e que sabem o que querem.

Bom, se ainda não caiu a fixa, trago alguns exemplos para você. Acompanhe.

Tópicos

O que é Cultura?

Para entender melhor vamos usar o exemplo da Suécia.
A Suécia, com sua cultura o seu “lagom” (Nem muito e nem pouco: apenas a quantidade certa); Israel, com “uma terra sem povo para um povo sem terra”; Estados Unidos com “a terra da liberdade”;

Portanto esses são exemplos de países com culturas fortes, que alinham o pensamento de todos em um só sentido, trazendo unidade e fazendo com que todos trabalhem num mesmo sentido. Sendo assim, fica evidenciada a importância desse tema, o que justifica o conceituarmos, para começar a entender o tema e, com isso, conseguir melhorar nossos escritórios.

Primeiramente, uma advertência: não ficarei me alongando na parte conceitual. Ao contrário, trarei apenas dois conceitos dos quais gosto muito e que nos ajudarão a seguir adiante, para a parte mais prática. Então, vamos lá:

Definição de cultura

“Cultura é tudo aquilo que um grupo de pessoas compartilha em termos de crença; valores, hábitos, comportamento, etc – é aquilo que faz com que o grupo se enxergue como grupo, como parte de algo maior.”
Patrícia Tavares.

“A cultura é o modo de pensar, de sentir e de reagir de um grupo humano, sobretudo recebida e transmitida pelos símbolos, e que representa sua identidade específica: ela inclui os objetos concretos produzidos pelo grupo. O coração da cultura é constituído de ideias tradicionais e de valores que estão ligados” .
Clayde Kluckhohn

Esses são conceitos gerais e básicos sobre “cultura” e, assim sendo, você poderia extrair esse mesmo sentido de frases como:

Cultura dos povos originários do Brasil é muito rica; ou a cultura japonesa encanta quem vem de fora; ou a cultura indiana é marcada por muita riqueza e diversidade que se expressam nos costumes, tradições e culinária, por exemplo.

O que se quer ao empregar a palavra “cultura” nesses contextos não é senão se referir ao conjunto de coisas que unem aquelas pessoas e que resultam de sua interação.

Posto isso, resta entendermos o que isso tudo tem a ver com o nosso escritório.

Importância da cultura organizacional para uma empresa

Não adianta fixar objetivos e planejar uma estratégia para atingi-los, se as pessoas da empresa não estiverem dispostas a se esforçarem para tanto. Em outras palavras, se a cultura da empresa não for adequada, não será possível atingir os objetivos, ainda que no papel o plano fosse perfeito.

cultura organizacional

Elementos da cultura de uma empresa

Portanto para facilitar o entendimento, vamos fazer uma lista de elementos de uma cultura organizacional:

  1. Símbolos da organização;
  2. Heróis que as pessoas reconhecem como responsáveis pelas vitórias da empresa;
  3. Rituais que a empresa adotou ao longo do tempo e que pratica fielmente;
  4. Práticas:  que vale é o que de fato se pratica, ainda que seja diferente daquilo que está escrito.
    • Assim, pode -se entender como práticas, por exemplo, porque se contrata, se promove e se demite; 
  5. Valores comuns, que limitam o comportamento e ditam os caminhos a todos;
cultura organizacional

Como construir a cultura organizacional certa?

Uma vez que os elementos da cultura estejam bem definidos, em especial a ideologia estrutural, estiverem bem definidos, a tendência é que sua cultura passe a atrair pessoas que com ela combinem e repelir os que não se adequem a ela.

Ainda assim, a formação de cultura é um trabalho diário do gestor e, por isso, separamos aqui alguns hábitos muito úteis para a formação e a manutenção da cultura certa para seu escritório.

  1. Dar exemplo em relação ao que prega;
  2. Divulgar os elementos da cultura sempre que tiver oportunidade;
  3. Contratar, demitir e promover, tendo a cultura como guia;

Conclusão

Sendo assim esse texto tinha a missão de te explicar melhor o que é cultura e como aplica-la em seu escritório. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso precise de mais ajuda entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar. 

Obrigado.

Quer construir seu futura no direito previdenciário? Clique na imagem

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Aposentadoria do Vigilante e Atividades Perigosas

Hoje vamos trazer informações essenciais sobre a aposentadoria do vigilante e profissionais que enfrentam atividades perigosas. Abordaremos o andamento do Tema 1209 no Supremo Tribunal

Lei de benefícios 8213 de 1991

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991 Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. O PRESIDENTE DA

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Carrinho de compras