NR16 – Anexo 2 – Área de risco para atividades e operações perigosas com inflamáveis

(…)

São consideradas áreas de risco:

São consideradas áreas de risco: 

ATIVIDADEÁREA DE RISCO
aPoços de petróleo em produção de gás.círculo com raio de 30 metros, no mínimo, com centro na boca do poço.
bUnidade de processamento das refinarias.Faixa de 30 metros de largura, no mínimo, contornando a área de operação.
cOutros locais de refinaria onde se realizam operações com inflamáveis em estado de volatilização ou possibilidade de volatilização decorrente de falha ou defeito dos sistemas de segurança e fechamento das válvulas.Faixa de 15 metros de largura, no mínimo, contornando a área de operação.
dTanques de inflamáveis líquidosToda a bacia de segurança
eTanques elevados de inflamáveis gasososCírculo com raio de 3 metros com centro nos pontos de vazamento eventual (válvula registros, dispositivos de medição por escapamento, gaxetas).
fCarga e descarga de inflamáveis líquidos contidos em navios, chatas e batelões.Afastamento de 15 metros da beira do cais, durante a operação, com extensão correspondente ao comprimento da embarcação.
gAbastecimento de aeronavesToda a área de operação.
hEnchimento de vagões –tanques e caminhões –tanques com inflamáveis líquidos.Círculo com raio de 15 metros com centro nas bocas de enchimento dos tanques.
iEnchimento de vagões-tanques e caminhões-tanques inflamáveis gasosos liquefeitos.Círculo com 7,5 metros centro nos pontos de vazamento eventual (válvula e registros).
j Enchimento de vasilhames com inflamáveis gasosos liquefeitos.Círculos com raio de 15 metros com centro nos bicos de enchimentos.
lEnchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos, em locais abertos.Círculo com raio de 7,5 metros com centro nos bicos de enchimento.
mEnchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos, em recinto fechado.Toda a área interna do recinto.
nManutenção de viaturas-tanques, bombas e vasilhames que continham inflamável líquido.Local de operação, acrescido de faixa de 7,5 metros de largura em torno dos seus pontos externos.
oDesgaseificação, decantação e reparos de vasilhames não desgaseificados ou decantados, utilizados no transporte de inflamáveis.Local da operação, acrescido de faixa de 7,5 metros de largura em torno dos seus pontos externos.
pTestes em aparelhos de consumo de gás e seus equipamentos.Local da operação, acrescido de faixa de 7,5 metros de largura em torno dos seus pontos extremos.
qabastecimento de inflamáveisToda a área de operação, abrangendo, no mínimo, círculo com raio de 7,5 metros com centro no ponto de abastecimento e o círculo com raio de 7,5 metros com centro na bomba de abastecimento da viatura e faixa de 7,5 metros de largura para ambos os lados da máquina.
rArmazenamento de vasilhames que contenham inflamáveis líquidos ou vazios não desgaseificados ou decantados, em locais abertos.Faixa de 3 metros de largura em torno dos seus pontos externos.
sArmazenamento de vasilhames que contenham inflamáveis líquidos ou vazios não desgaseificados, ou decantados, em recinto fechado.Toda a área interna do recinto.
tCarga e descarga de vasilhames contendo inflamáveis líquidos ou vasilhames vazios não desgaseificados ou decantados, transportados pôr navios, chatas ou batelões.Afastamento de 3 metros da beira do cais, durante a operação, com extensão correspondente ao comprimento da embarcaçã

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *