Como simular aposentadoria usando calculadora de aposentadoria

A maior parte das pessoas que digitam no google “calculadora aposentadoria” ou “simular aposentadoria” estão querendo uma resposta rápida e simples. Fazendo isso você vai encontrar vários programinhas de cálculo de tempo para aposentadoria ou de valor de aposentadoria. 

Além dessas opções, o google também vai te mostrar textos complicados tentando explicar um monte de coisas, como se você fosse advogado. Isso só deixa tudo mais confuso ainda.

Aqui você encontrará uma avaliação sincera sobre vários programas chamados “calculadora de aposentadoria” ou algo parecido e como utilizar cada uma delas.

Se preferir, ouça o áudio do artigo aqui.

Tópicos

  1. Calculadora de tempo de contribuição
  2. Calculadora de aposentadoria do INSS
  3. Calculadora de aposentadoria do Dieese
  4. Calculadora de aposentadoria do Tramitação Inteligente
  5. Calculadora de aposentadoria do Cálculo jurídico
  6. Calculadora de aposentadoria da Revista Veja
  7. Calculadora do valor da aposentadoria
  8. Calculadora de valor da aposentadoria do Estadão
  9. Calculadora de valor da aposentadoria do Meu INSS
  10. Calculadora de valor da aposentadoria do IEPREV
  11. Conclusão

Calculadora de tempo de contribuição

A maior parte dos sites que disponibilizam alguma forma de você contar o seu tempo, estão voltados mais à somar o tempo do que a calcular o valor do seu benefício. Por isso, vamos começar por falar sobre eles. Caso o que você esteja procurando é como calcular o valor, peço que pule para o tópico 2 – Calculadora do valor da aposentadoria.

Calculadora de aposentadoria do Meu INSS

O INSS fornece uma forma de você simular o seu tempo de contribuição. Para isso, você precisa entrar no site do Meu INSS se cadastrar e preencher seus dados. Magicamente aparecerá lá seu tempo de contribuição e um botão no final para você requerer seu benefício.

DICA DE OURO

Não acredite nessa contagem automática do site do Meu INSS! Isso porque o INSS não te pergunta várias coisas relevantes e, com isso, você será enganado. E que perguntas seriam essas? Você já trabalhou na lavoura e quando? Você já trabalhou exposto a insalubridade ou periculosidade e em quais períodos? Você já teve algum período de trabalho como empregado, mas sem registro em carteira? Essas 3 perguntas podem revelar muito tempo de contribuição, mas o INSS simplesmente faz de conta que você não tem direito. Por isso, MUITO CUIDADO!

mande-sua-duvida-whatsapp

Calculadora de aposentadoria do Dieese

Esse tem sido o primeiro resultado de busca do Google, mas é uma coisa bem mais ou menos. Na verdade a “calculadora” que o Dieese disponibiliza não calcula nada – você é que tem que informar quanto tempo de contribuição que tem e sai um resultado que aplica o que você falou às regras da Reforma da Previdência. Em resumo, não serve pra quase nada. Não recomendo.

Calculadora de aposentadoria do Tramitação Inteligente

Para mim essa é, de longe, a melhor calculadora de aposentadoria. Eu recomendo mesmo! Ela foi desenvolvida por um servidor da Justiça Federal e é disponibilizada gratuitamente, sem que você tenha que fazer nada. O site não tem propagandas, não tem gente querendo te vender nada, em outras palavras, é uma maravilha!

Para usar essa você precisa entrar no site Planilha Inteligente e criar uma conta.

Na planilha você conseguirá digitar à mão seus dados de contribuição, ou “puxar” os dados do seu CNIS (para conseguir o CNIS, precisará entrar no site do Meu Inss antes). Diferentemente do sisteminha do INSS, você conseguirá inserir nele:

Dessa forma, você pode acreditar no resultado dessa conta.

Calculadora do Cálculo jurídico

O site Cálculo Jurídico também te autoriza a realizar um cálculo gratuitamente, mas é mais voltada para advogados. Caso você seja advogado, essa é uma excelente alternativa. Com o Cálculo Jurídico você pode realizar inúmeros cálculos de direito previdenciário, como concessão de aposentadoria especial, por idade, rural e híbrida, restabelecimento de benefício e liquidação de sentença previdenciária. Também é possível calcular contribuições em atraso, fazer o planejamento previdenciário e o reconhecimento de atividade especial, atividade rural, correção nos salários de contribuição e revisões. Assim, repito, se você é advogado, essa é uma excelente opção. A mensalidade deles é bem barata mesmo e eu recomendo.

Calculadora de aposentadoria Revista Veja

A calculadora de aposentadoria da Revista Veja não pode ser levada a sério, parece mais uma brincadeira do que uma calculadora de aposentadoria. É bem “legalzinho” para quem já sabe quanto tempo tem, mas não apresenta nenhuma justificativa de como chegar aos resultados. Enfim, é mais um brinquedo do que uma calculadora.

Calculadora do valor da aposentadoria

Talvez sua dúvida não seja exatamente quanto ao seu tempo de contribuição, mas, sim, quanto ao valor do seu futuro benefício. Por isso, esse são os tópicos abaixo que podem te ajudar bastante. Vamos lá!

Calculadora de valor da aposentadoria do Estadão

A Calculadora de Aposentadoria do Estação tem a proposta de te apresentar o valor do Benefício. Ela é gratuita e bem legal, só que tem um grande problema – está desatualizada. Aliás, o próprio site já avisa que “Os cálculos contemplam o Regime Geral do INSS e foram atualizados em 7 de fevereiro de 2018.”

Caso você queira usar essa calculadora mesmo assim, deve preencher mês a mês o valor de seus salários de contribuição e calcular. Assim o resultado será uma projeção do valor que você receberá quando for se aposentar. É bem legal, só que, repito, está desatualizada.

Calculadora de valor da aposentadoria do Meu INSS

A calculadora do Meu INSS calcula automaticamente seu tempo de contribuição (veja o que eu disse sobre isso no tópico anterior, porque você precisa tomar cuidado!). Além do tempo de contribuição a simulação do “Meu INSS” já te fala qual será o valor do seu benefício, também, automaticamente.

A maior limitação é que, se você não tem direito ainda, portanto só aparecerá que você não tem direito e ponto (não aparecerá o valor do benefício). Em outras palavras, se o que você quer é simular um valor futuro, ou se você precisa computar algum tempo insalubre ou algum período de trabalho rural, não vai dar certo.

Em resumo, a simulação do INSS só serve para quem já tem tudo certinho – nada de trabalho rural ou de trabalho insalubre ou perigoso a comprovar e que já esteja com o tempo completo. Assim, não serve pra quase ninguém – é mais uma das bonitinhas e inúteis. Por isso, não recomendo que você confie na simulação do Meu INSS.

Calculadora de valor da aposentadoria do IEPREV

ESSA É A MELHOR calculadora de valor que você encontrará. Além disso, no dia em que escrevi esse texto, o IEPREV te dava 7 dias de acesso gratuito – é só cadastrar. Muito legal mesmo!

Para realizar o cadastro basta acessar o site https://www.ieprev.com.br/ e ir em cadastrar (canto superior direito da tela), ou CLIQUE AQUI. Basta apenas preencher seus dados, informa no nome completo, número do CPF se for pessoa física, o número do telefone, endereço e cria uma senha.

Uma amiga minha, que utiliza muito esse sistema, me enviou dois vídeos muito legais. O primeiro explica como se cadastrar e o segundo como usar o sistema da IEPREV para calcular o valor da RMI

A Doutora Carolina também escreveu para a gente esse Passo a passo de como realizar o cálculo pelo IEPREV.

  • Obs.: RMI é o mesmo que Renda Mensal Inicial, ou, em bom português, o valor do primeiro mês de benefício.

O IEPREV é uma associação que presta serviço a Advogados, não a clientes. Mas seu programa de cálculo pode te ajudar muito, já que eles dão 7 dias de graça para você acessar o sistema. Na verdade, essa é a única forma de você calcular sua aposentadoria sozinho de uma forma muito confiável. Recomendo muito!

Caso você tenha dificuldade para usar a calculadora do IEPREV, deixe sua dúvida, clicando na imagem abaixo, que terei o maior prazer em ajudá-lo.

mande-sua-duvida-whatsapp

Qual é a melhor calculadora de aposentadoria?

Como você viu acima, a resposta é – depende do que você está querendo calcular. Em resumo:

  • Caso você queria saber quanto tempo tem de INSS, use a simulação do “Meu INSS”, que é a mais fácil de usar. Ocorre que essa calculadora não é capaz de inserir períodos rurais, insalubres ou perigosos e, por isso, dá um resultado incompleto;
  • Caso você esteja querendo saber exatamente quanto tempo tem, considerando períodos rurais e especiais (insalubres e perigosos), então a melhor é a Calculadora de Aposentadoria da Tramitação Inteligente. Ela é fácil de usar, completamente de graça e muito confiável;
  • Por fim, se você quiser apenas brincar de olhar para o futuro, use uma das opções bonitinhas e engraçadinhas que coloquei acima, como a da Revista Veja ou a do Estadão. Muito bonitinhas, mas não servem para grande coisa.

Assim, como tudo na vida, depende do que você está procurando.

Conclusão

Esse texto tinha o objetivo de te ajudar a calcular seu tempo, usando as melhores calculadoras de aposentadoria disponíveis gratuitamente na internet. Espero ter te ajudado e quero que você mesmo consiga calcular seu tempo, mas, caso você tenha ficado com dúvidas, pode me chamar ali no botão do WhatsApp, ou clicando na imagem abaixo, que terei o maior prazer em te responder.

mande-sua-duvida-whatsapp

Áudio do artigo

Se preferir, posso ler para você!

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Um comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *