Secretária de médico ganhou direito à aposentadoria especial.

Uma mulher que trabalhou como secretária em consultório médico, no rio Grande do Sul, ganhou direito à aposentadoria especial por conta da insalubridade no trabalho.

Não é segredo que médicos e enfermeiros estão expostos à insalubridade. Além disso, o fato de que esses profissionais têm direito a contar esse tempo como especial, para a concessão de aposentadoria no INSS, também já é um fato conhecido.

A novidade é que algumas secretárias de médicos estão conseguindo ganhar o direito à aposentadoria especial, ou a contar o tempo como insalubre, para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição.

Isso foi o que ocorreu com Anete Regina, de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Anete havia trabalhado por, aproximadamente, 20 anos como secretária em consultório médico e o INSS não queria aceitar seu trabalho como insalubre.

Secretária Consultório Médico

Anete deu entrada na Justiça Federal. A Justiça analisou o caso e constatou que, apesar de ser secretária, ela realizava trocas de curativos, desenvolvendo suas atividades no “Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade e Beneficência”, auxiliando e instrumentando o médico em seus procedimentos cirúrgicos, realizando tarefas como preparação dos instrumentos cirúrgicos, auxílios nos procedimentos, limpeza e preparo do material para esterilização, entre outros.

Desse modo, a Justiça entendeu que Anete tinha direito, já que, apesar de ser secretária, realmente estava exposta ao risco de contágio com vírus e bactérias e, por isso, teve ganho de causa contra o INSS.

Essa notícia é relevante para milhares de secretárias e auxiliares de médicos que durante sua jornada trocam curativos, fazem limpeza de ambientes com sangue e outros materiais potencialmente contaminados. Confira a decisão na íntegra.

Caso você trabalhe em consultórios médicos ou conheça alguém que tenha exercido essa profissão, compartilhe essa notícia. Ah, antes que eu me esqueça, se tiver alguma dúvida, pode clicar no botão abaixo!

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *