fbpx

Aposentadoria Especial Rural

Nesse texto você vai descobrir porque lavradores e demais trabalhadores expostos à radiação solar tem direito à Aposentadoria com 25 anos. Além disso, vai entender quais os venenos e agrotóxicos tornam o trabalho insalubre e quais as profissões rurais que dão direito à aposentadoria especial

Se preferir, ouça o áudio do artigo aqui.

Tópico

Lavrador é profissão especial?

Radiação solar é agente insalubre para aposentadoria especial?

O calor pode ser considerado insalubre?

O cortador de cana-de-açúcar tem direito à aposentadoria especial?

Trabalhador rural que tem contato com veneno ou agrotóxico tem direito?

Tratorista e operador de colheitadeiras tem direito à aposentadoria especial?

Trabalhadores da pecuária, suinocultura e avicultura tem direito a se aposentarem com 25 anos?

BÔNUS: Tabela de quais as profissões rurais tem direito à aposentadoria especial

Lavrador é profissão especial?

Sim e não. Calma, vou explicar.

Há um decreto do governo federal bem antigo que dizia que trabalhadores da agricultura, da caça e da pesca tinham direito à aposentadoria especial. Vou colar abaixo a previsão só para você ver que o negócio é sério:

DECRETO 53.831/1964

Art. 2º Para os efeitos da concessão da Aposentadoria Especial, serão considerados serviços insalubres, perigosos ou penosos, os constantes do Quadro anexo em que se estabelece também a correspondência com os prazos referidos no art. 31 da citada Lei

2.2.0AGRÍCOLAS, FLORESTAIS, AQUÁTICAS    
2.2.1
AGRICULTURATrabalhadores na agropecuáriaInsalubre25 anosJornada normal.
2.2.2CAÇATrabalhadores florestais, caçadores.Perigoso25 anosJornada normal.
2.2.3PESCAPescadoresPerigoso25 anosJornada normal.

Parece óbvio, então, que todos os lavradores tivessem direito, certo? Não foi bem assim. 

  • CLIQUE se quiser ver uma decisão favorável;
  • CLIQUE se quiser ver uma decisão contrária – “Somente o trabalhador rural empregado em empresas agroindustriais ou agrocomerciais possui direito”.

Há decisões favoráveis e decisões contrárias. Na maior parte das vezes, aliás, “agricultor”/”lavrador” não é considerada profissão especial. Assim, é melhor tem um “plano B”.

Se você tem alguma dúvida sobre aposentadoria especial de lavrador, escreva abaixo. Eu terei o maior prazer em respondê-la.

duvidas

Apesar da dúvida em relação à profissão estar listada como especial, há alguns agentes insalubres aos quais está exposto o lavrador. Daqui para a frente falaremos deles.

Caso queira saber todas as profissões com aposentadoria especial CLIQUE AQUI.

Radiação solar é agente insalubre para aposentadoria especial?

Lavradores/agricultores são trabalhadores que só conseguem exercer seu trabalho expostos à radiação solar. Assim, se radiação solar é insalubre, então devem ter direito não acha? Bom, restaria saber se radiação solar é insalubre.

Há uma lista de agentes cancerígenos feita pelo governo federal. A Radiação Solar é um dos agentes considerados cancerígenos nessa lista e, por isso, deve ser reconhecido como especializante. Em outras palavras, se você trabalha exposto a Radiação Solar, tem direito à aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho.

Se você vai requerer seu benefício no INSS, saiba que eles vão negar e, por isso, já deixo aqui um modelinho de recurso. CLIQUE AQUI

O calor pode ser considerado insalubre?

O assunto parece muito simples, mas nem tanto. Por isso, peço a você um pouquinho de paciência porque vou ter que falar de duas leis.

A insalubridade é regida por uma Lei de Aposentadoria e uma Trabalhista. Por isso cada uma delas tem seu “regulamento”, que nada mais é do que um detalhamento. Bom, o regulamento da lei de aposentadoria falava (falava, não fala mais) em Calor de Fonte Artificial; enquanto que o regulamento da Lei Trabalhista fala apenas em Calor. Essa diferença causa um pouco de polêmica.

  • Desde 1997 o regulamento da Lei de aposentadoria deixou de falar em “fontes artificiais” e, por isso, desde 1997 não importa mais de onde vem o calor.

Há juízes que entendem que não importa se o Calor vem de fontes artificiais, ou se vem do sol e tem juízes que entendem que para fim de aposentadoria só conta o calor vindo de fontes artificiais. E o que você deve fazer, então? Deve pedir porque pedir não dói. Rs! Mas, falando sério, se existe uma chance de ganhar, eu te aconselho a pedir.

Talvez você tenha ficado se perguntando sobre quantos graus já são considerados insalubres. Bom, em regra, os juízes aceitam que a partir de 28º já é insalubre o trabalho. É isso mesmo, só 28º. Assim, praticamente todos os lavradores/agricultores estão sujeitos a calor. 

  • Obs.: no sul do país, normalmente, os meses de maio, junho, julho e agosto são mais frescos e, por isso, não se considera insalubre.

Vou deixar o link aqui, se você quer entender mais sobre aposentadoria especial

O cortador de cana-de-açúcar tem direito à aposentadoria especial?

O cortador de cana-de-açúcar, como todos os outros lavradores, estão expostos à Radiação Solar e ao Calor, evidentemente. Ocorre que o cortador de cana ainda está exposto à Fuligem da queima da palha de cana. E a Fuligem está prevista como cancerígena, assim como a Radiação Solar. Por essa razão, o cortador de cana tem mais um agente que torna sua profissão insalubre.

duvidas

Trabalhador rural que tem contato com veneno ou agrotóxico tem direito?

Sabemos que muitos agricultores/lavradores pulverizam veneno/agrotóxico nas plantações. Ocorre que na maior parte das vezes a exposição aos venenos é é apenas esporádica – passa veneno apenas de vez em quando, mas essa não é a principal atividade. Quando isso ocorre, muitas vezes, a pessoa não consegue o benefício. O que fazer, então? Você precisa pedir ao seu empregador que faça constar no PPP que você estava exposto a agente químicos agrotóxicos. Lá não haverá separação entre o que era ou não exposição permanente. Assim, se constar lá será reconhecido

Para entender tudo sobre PPP (como preencher, com o que você precisa ter cuidado), veja esse outro texto.

DICA DE OURO

Você precisa tentar comprovar que tinha contato com defensivos a base de fósforo. O glifosato, por exemplo, é um composto de fósforo.

É isso mesmo, você precisa comprovar que trabalhou com glifosato e qual a diferença? Fósforo é um dos Cancerígenos de que falamos acima e, portanto, ainda que você usasse EPI e ainda que não passasse veneno todos os dias, ainda terá direito.

Se você ainda tem dúvida, escreva ela abaixo. Responderei o mais rápido que puder.

Tratorista e operador de colheitadeiras tem direito à aposentadoria especial?

A Atividade “Tratorista” foi considerada insalubre até 1995. Bastava ser tratorista, não precisa comprovar calor, radiação solar, nada! Só por ser tratorista, já era insalubre. Separei abaixo uma decisão da Justiça, caso você queira ver sobre isso com mais detalhes. Caso não queira, pule essa decisão.

Se você é maquinista, porém, ou se é tratorista, mas depois de 1995, precisará comprovar que esteve exposto a um dos agentes insalubres de que falamos acima. Ocorre que para vocês há mais dois agentes insalubres que são Ruído (barulho alto) e Trepidação. Na lida com maquinários e implementos vocês tem contato com ruído e trepidação.

Por estar exposto a ruído e trepidação, além de todos os outros agentes, assim fica mais fácil de comprovar a insalubridade para tratorista e maquinistas.

Trabalhadores da pecuária, suinocultura e avicultura tem direito a se aposentarem com 25 anos?

Sim!

Tirando a trepidação e o ruído, quem lida com animais está exposto a todos os agentes insalubres de que falamos antes (sol, calor, agrotóxicos), mas o pessoal da pecuária, suinocultura e avicultura ainda está expostos a outros agentes. São eles: microorganismos (vírus e bactérias), já que vocês lidam com animais doentes e tem contato com fezes e urina. Assim, podem conseguir comprovar a insalubridade com mais facilidade que os demais lavradores. Contudo a insalubridade a que vocês estão expostos é muito parecida com a insalubridade de veterinários. Caso queria entender mais sobre esse tipo de insalubridade, leia o texto que trata da exposição a vírus e bactérias por veterinários (e outros profissionais da saúde)

Eu procurei te ajudar a entender melhor a quais insalubridades está exposto o lavrador, para que você não seja enganado e não perca seus direitos quando for pedir seu benefício. Penso ter ajudado um pouco, mas, se você ficou com dúvidas, por favor, deixe sua pergunta abaixo – não vá para o INSS sem saber se tem direito e como faz para comprovar que trabalhou com insalubridade. Obrigado pela sua visita a nosso site.

BÔNUS: Tabela de quais as profissões rurais têm direito à aposentadoria especial

No Brasil temos uma lista que contempla todas as profissões rurais, é o CBO (Código Brasileiro de Ofícios). Colo a lista de Lavradores a seguir para que você possa verificar se sua função está entre elas. Mas, lembre! O importante não é se sua profissão está aí e, sim, se você teve contato com Sol, Calor, Animais doentes e mortos e fezes e urina de animais; agrotóxicos e ruído ou trepidação de máquinas.

CódigoProfissão 
6220-05Caseiro (agricultura)
6220-10Jardineiro
6220-15Trabalhador na produção de mudas e sementes
6220-20Trabalhador volante da agricultura
6221-05Trabalhador da cultura de arroz
6221-10Trabalhador da cultura de cana-de-açúcar
6221-15Trabalhador da cultura de milho e sorgo
6221-20Trabalhador da cultura de trigo, aveiaz cevada e triticale
6222-05Trabalhador da cultura de algodão
6222-10Trabalhador da cultura de sisal
6222-15Trabalhador da cultura do rami
6223-05Trabalhador na olericultura (frutos e sementes)
6223-10Trabalhador na olericultura (legumes)
6223-15Trabalhador na olericultura (raízes, bulbos e tubérculos)
6223-20Trabalhador na olericultura (talos, folhas e flores)
6224-05Trabalhador no cultivo de flores e folhagens de corte
6224-10Trabalhador no cultivo de flores em vaso
6224-15Trabalhador no cultivo de forrações
6224-20Trabalhador no cultivo de mudas
6224-25Trabalhador no cultivo de plantas ornamentais
6225-05Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas
6225-10Trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras
6225-15Trabalhador no cultivo de trepadeiras frutíferas
6226-05Trabalhador da cultura de cacau
6226-10Trabalhador da cultura de café
6226-15Trabalhador da cultura de erva-mate
6226-20Trabalhador da cultura de fumo
6226-25Trabalhador da cultura de guaraná
6227-05Trabalhador na cultura de amendoim
6227-10Trabalhador na cultura de canola
6227-15Trabalhador na cultura de coco-da-baía
6227-20Trabalhador na cultura de dendê
6227-25Trabalhador na cultura de mamona
6227-30Trabalhador na cultura de soja
6227-35Trabalhador na cultura do girassol
6227-40Trabalhador na cultura do linho
6228-05Trabalhador da cultura de especiarias
6228-10Trabalhador da cultura de plantas aromáticas e medicinais
6201-05Supervisor de exploração agrícola
Sinônimos do CBOpara Supervisor de exploração agrícola
6201-05Capataz da exploração agrícola
6201-05Capataz de horticultura
6201-05Capataz na fruticultura e na floricultura
6201-05Capataz na lavoura (exceto na floricultura, fruticultura e horticultura)
6201-05Encarregado de horticultura
6201-05Encarregado de hortifrutigrangeiros
6201-05Fiscal de lavoura
6201-05Monitor agrícola
6201-05Orientador de plantio
6201-10Supervisor de exploração agropecuária
Sinônimos do CBOpara Supervisor de exploração agropecuária
6201-10Capataz da exploração agropecuária
6201-10Capataz rural
6201-10Encarregado na agropecuária
6201-10Fiscal de propriedade agropecuária
6201-15Supervisor de exploração pecuária
Sinônimos do CBOpara Supervisor de exploração pecuária
6201-15Capataz (criação de gado bovino)
6201-15Capataz de currais bovinos
6201-15Capataz na exploração de pecuária
6201-15Capataz na pecuária
6201-15Encarregado na exploração de pecuária
6210-05Trabalhador agropecuário em geral
Sinônimos do CBOpara Trabalhador agropecuário em geral
6210-05Agregado - na agropecuária
6210-05Arameiro (colocador de arames)
6210-05Arrendatário - na agropecuária
6210-05Bóia-fria - na agropecuária
6210-05Camarada - na agropecuária
6210-05Campeiro - na agropecuária
6210-05Camponês na agropecuária
6210-05Colono - na agropecuária
6210-05Curador de animais - na agropecuária
6210-05Destocador - na agropecuária
6210-05Diarista - na agropecuária
6210-05Exterminador de insetos - na agropecuária
6210-05Fazedor de cerca - inclusive na agropecuária
6210-05Limpador de pasto - na agropecuária
6210-05Meeiro - na agropecuária,exclusive conta própria e empregador
6210-05Operador de engenho
6210-05Parceiro na agropecuária,exclusive conta própria e empregador
6210-05Peão - na agropecuária
6210-05Pegador de animais - na agropecuária
6210-05Peneirador - na agropecuária
6210-05Rendeiro - na agropecuária - exclusive conta própria e empregador
6210-05Roceiro - na agropecuária - exclusive conta própria e empregador
6210-05Trabalhador braçal - na agropecuária - conta própria
6210-05Trabalhador braçal - na agropecuária - exclusive conta própria
6210-05Trabalhador braçal - na agropecuária - exclusive empregador
6210-05Trabalhador da coleta de sementes
6210-05Trabalhador da produção de sementes agrícolas
6210-05Trabalhador de enxada - na agropecuária
6210-05Trabalhador na formação de pastagem
6210-05Trabalhador rural - na agropecuária - exclusive conta própria
6210-05Trabalhador rural - na agropecuária - exclusive empregador
6230-05Adestrador de animais
Sinônimos do CBOpara Adestrador de animais
6230-05Amansador
6230-05Amestrador
6230-05Condicionador de animais
6230-05Domador (asininos e muares)
6230-05Domador de animais domésticos
6230-05Domador (eqüinos)
6230-05Domador - na pecuária
6230-05Educador de animais
6230-05Instrutor de animais
6230-05Treinador de animais domésticos
6230-10Inseminador de animais
6230-15Trabalhador de pecuária polivalente
Sinônimos do CBOpara Trabalhador de pecuária polivalente
6230-15Arraçoador (pecuária polivalente)
6230-15Assinalador - na pecuária
6230-15Campeiro - na pecuária
6230-15Capataz
6230-15Castrador
6230-15Castrador - na pecuária
6230-15Cevador (pecuária)
6230-15Condutor de bois - na criação
6230-15Condutor de bovinos
6230-15Embretador
6230-15Manoseador
6230-15Peão de cavalo
6230-15Peão de estábulo
6230-15Preparador de ração natural para gado
6230-20Tratador de animais
Sinônimos do CBOpara Tratador de animais
6230-20Cuidador de animais
6230-20Tratador de animais (jardim zoológico)
6230-20Tratador de animais - na pecuária
6230-20Tratador - na pecuária
6230-20Vacinador
623TRABALHADORES NA PECUÁRIA
6230Tratadores polivalentes de animais
6231Trabalhadores na pecuária de animais de grande porte
6232Trabalhadores na pecuária de animais de médio porte
6233Trabalhadores na avicultura e cunicultura
6234Trabalhadores na criação de insetos e animais úteis

Áudio do artigo

COMPARTILHAR:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Aposentadoria Especial

Como usar a Calculadora do IEPREV

Passo a passo para cadastrar SEU  cálculo da RMI: Painel; Meus produtos; Seleciona; Simuladores de cálculos (abre duas opções 1- Novo Simulador; 2- Simulador de

Carrinho de compras